terça-feira, 16 de junho de 2009

Homenagem da vez..

Bom dia leitores.
Abrirei um espaço para um grande judoca piauiense: Aristófanes, que em maio completou 20 anos de judô. E abaixo, vocês poderão acompanhar o relato que o mesmo fez, um pouco que resumido, da sua história de lutas e glórias nesse esporte, que até hoje o acompanha e lhe abre portas, memos fora do Brasil. Acompanhem...


Arquivo pessoal/ Aristófanes no treino em Dublin
Sou Aristófanes Sousa, 32 anos, piauiense com orgulho. Tive à honra de iniciar no judô aos 13 anos de idade por incentivo de meu pai Sr Vicente Lino, a quem agradeço muito por ter me levado aos tatames. No ultimo dia 31 de maio, completei 20 anos de prática deste surpreendente esporte.
Sem duvida a filosofia do Judô é de fundamental importância para a formação de um verdadeiro judoca. Ao longo destes vinte anos, os ensinamentos adquiridos através dessa filosofia aplicada pelos meus professores estiveram sempre presente em todos os momentos de minha vida e, com certeza, permanecerão pra sempre.
Minha formação judoista foi marcada pela participação de pessoas muito importantes do Judô piauiense. Prof. Expedito Falcão, me apresentou de forma fabulosa o judô. Poucos sabem que foi ele quem ensinou minha principal técnica, UCHI-MATA, considerada por muitos, minha marca registrada. Prof. Giullianno Mauricio. Intensificamos os treinos chegando a treinar três turnos diários, muitas vezes, somente nós dois. Poucos tiveram a honra de ser aluno do maior nome do judô piauiense, Shirran Abdias Queiroz. Eu sinto imenso orgulho em fazer parte destes poucos que tiveram esta oportunidade. Aprendi a verdadeira essência da filosofia judoista. “Conhecer-se é dominar-se e o dominar-se é triunfar”. Um exemplo único de caráter, conhecimento, experiência e autenticidade, virtudes de um verdadeiro Mestre. Shirran Dennis, nosso eterno mestre. O principal aprendizado disciplina, dedicação e conhecimento técnico. Agradeço a todos por terem contribuído diretamente em minhas principais conquistas.
Cinco vezes Campeão de Torneios Abertos a nível Norte-Nordeste, duas vezes Campeão Brasileiro Note-Nordeste, duas vezes Campeão Brasileiro Regional, Terceiro Colocado na Copa Aimori de Judô (mais a participação de Queiroz Filho, Campeão do torneio, conquistamos as primeiras medalhas em torneios internacionais para o Estado do Piauí), duas participações em Seleções Brasileira de Judô (Copa Aimori de Judô e Torneio Ibero-Americano de Judô).
Ser um sensei não é tarefa fácil. E pra me tornar um, pude contar com a colaboração de Ubirajara Queiroz e Abdias Queiroz Filho. Com eles, aprendi as principais qualidades que um bom professor de judô deve ter: disciplina, carisma, compromisso e paixão ao judô. Tudo isso somado a minha formação de Educador Físico. Só então pude fundar a minha própria escola: Judô Corpo e Mente, fundamentada em educar o corpo e a mente através da filosofia e disciplina do judô.
Há quatro meses estou vivendo em Dublin, na República da Irlanda, estudando novos idiomas me preparando para concorrer a uma bolsa de mestrado no Japão. Estou em busca de mais conhecimentos no Judô e em minha Profissão de Educador Físico. Minha chegada na Irlanda foi marcada por grandes conquistas. Iniciei os treinamentos na Universidade Católica da Irlanda – UCD e logo fui filiado à Confederação Irlandesa de Judô, que tornou possível minha participação nos eventos nacionais. Participei de duas etapas do Circuito Irlandês de Judô, no qual, fui Campeão nas Categorias Máster – 100 kg e Absoluto no Campeonato Aberto de Waterford em Março. Campeão da Categoria Máster – 90 kg no Campeonato Aberto de Galway em Abril deste ano, somando três medalhas de ouro em duas competições. No próximo dia 27 de Junho estarei defendendo a equipe da UCD pelo Campeonato Irlandês por Equipes. Em outubro estarei participando do Campeonato Aberto de Dublin, com a participação de judocas de quase toda a Europa. Terei mais uma grande oportunidade de levar mais longe o Judô Piauiense.

Ps: fico feliz por ter participado, mesmo que pouco, da história do Aristófanes. Ele, juntamente com Queiroz, foi meu professor, no início dos meus treinos e posso dizer com firmeza, que ele, tem caráter e princípios de um verdadeiro judoca e cidadão. Parabéns Ari, por esses 20 anos e continue levando o nome do nosso Estado onde você for.

2 comentários:

  1. Ele é um dos meus senseis, o mais carismatico de todos. parabens meu mestre e principalmente amigo!!! muito boa sorte pra voce na Irlanda, Pais que conheco muito bem. grande abraco

    ResponderExcluir
  2. Ser judoca abrange vários aspectos, ter caráter, estudar sempre, praticar, competir. O Ari é realmente uma pessoa que segue o 'caminho' e com certeza vai longe!
    Nos vemos no Japão!!!

    ResponderExcluir