segunda-feira, 18 de maio de 2009

1882

Pra início desse blog, vou fazer uma pequena abordagem sobre judô no mundo, a chegada do esporte no Brasil e como veio parar em Teresina.
O judô é uma arte marcial derivada do jiu-jistu e significa caminho (ju) suave (do). De origem japonesa, tem como criador um jovem chamado Jigoro Kano, que com 18 anos, resolveu praticar jiu-jitsu pra não ser dominado por sua fraqueza física. Kano aprofundou seus conhecimentos tomando como base a força e a racionalidade e em 1882 com apenas 9 alunos, no dojo (local onde se pratica judô) Kodokan, começou seus ensinamentos judoístas.
No Brasil há duas versões para a chegada do judô. A primeira delas é que um certo professor Miura, por volta de 1903, tenha ensinado a arte marcial em terras tupiniquins, já a outra versão, que eu particulamente aceito mais, é a de que imigrantes japoneses teriam chegado ao Brasil em 1908 e trouxeram na bagagem essa o judô.
E finalmente no Piauí, em 1972, Abdias Queiroz saiu de Fortaleza e chegava à Teresina para ministrar aulas de defesa pessoal contratado pela Polícia Militar do Piauí, onde fundou sua primeira academia (1973), o Clube de Lutas Fortaleza, que em 1975 veio a chamar de Judô Clube teresinense. Seus primeiros alunos foram seus filhos (Carlson, Hélio, Robson, Tomaz, Ubirajara, Danys, Lima, Samuel e Queiroz Filho) juntamente com Francisco das Chagas Feitosa Araújo, Haroldo (já falecido) e Manoel Messias Rodrigues de Deus Pitombeira (professor da Ippon Academia).
A família Queiroz ainda se mantém inteiramente ligada ao esporte, o qual sua história se confunde com a filosofia adotada pelo judô. Vale ressaltar que a família de Abdias deu um ponta pé inicial no judô piauiense, mas há também outras participações fundamentais para o desenvolvimento do esporte no nosso Estado, as quais eu vou citando no decorrer do blog.


3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Tássia!!!
    Tá muito legal o blog! a sua cara!
    Tem tudo haver com você, acho q devemos explorar os nossos domínios.
    Bjooo
    Diana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela inciativa! está mt bonito e bem informativo, caso queira posso te mandar material didático para ser publicado.

    abração

    Danys Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Parabéns loira e pode contar conosco na divulgaçao do nosso Judô.
    Hélio Queiroz.Abraço.

    ResponderExcluir