quinta-feira, 2 de julho de 2009

O que é judô?

Bom dia seguidores. Hoje, destino o post ao amantes do judô, que não conhecem de onde vem essa linda arte marcial, seu criador e seus espíritos, que é uma espécie de "mandamentos" a serem seguidos (próxima postagem), por aqueles que pretendem ser verdadeiros judocas, no mais abrangente significado da palavra.
Acompanhem...

Jigoro Kano
O conceito de JudôJu (delicadeza, suavidade) dô (caminho)
Então Judô significa Caminho da Suavidade ou Caminho da delicadeza.
O Judô é um esporte e doutrina criados pelo professor Jigoro Kano. Com a revolução de costumes que abalou o Japão a partir de 1868, dedicou-se ele a viver o Ju-Jitsu, partindo de escolas e de antigos mestres. Lançou então, um método próprio, a que chamou Judô, eliminando os golpes mais lesivos(socos , pontapés) porque a finalidade já não era mais formar guerreiros, mas cidadãos pacíficos ao contrario do Ju-Jitsu antigo.

O Judô esportivo atual resultou da incrementação das competições (shias) que antes visavam apenas a verificar o avanço técnico. Hoje, existem campeonatos mundiais e continentais e o Judô tornou-se esporte olímpico. O seu maior núcleo de ensino e divulgação é o Instituto Kodokan, em Tóquio, fundado pelo professor Jigoro Kano em 1882.

Sendo assim, em 1882, nasce o Judô da Kodokan, o grande caminho de todo mundo. Do Ju-Jitsu, arte marcial ao Judô moderno, houve uma grande reviravolta e desde então, desenvolveu cada vez mais a parte espiritual e quarenta anos após, esse fecho situava-se nos dois enunciados, o uso da energia para o bem e o progresso, próprio e dos outros.

Abraços.


Fonte: FPIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário