sexta-feira, 10 de julho de 2009

O judô no Brasil

Bom dia pessoas, hoje vamos ficar sabendo um pouquinhos mais da trajetória do judô no Brasil.
O primeiro post do blog foi dedicado a história do judô, desde seu surgimento (no Japão) até sua chegada no Piauí, mas como vocês estão podendo acompanhar, a cada dia, mais detalhes são contados por aqui, com ajuda do Pres. da FPIJ - Denys Queiroz, que disponibilizou uma excelente material com várias informações.
O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiro imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná. O Brasil teve dois grandes mestres desse esporte que lamentavelmente passaram despercebidos diante de nosso público devido a empresa especializada dar valor apenas ao Futebol. Foram eles Ryuzo Ogawa e Sensei Ono.
Ryuzo Ogawa foi uma das maiores autoridades mundiais em Judô tendo nascido no ano que Jigoro Kano fundou a Kodokan e iniciado sua prática de Judô com 9 anos, treinando de 3 a 4 horas por dia. Foi honrado com o diploma de mérito do Imperado Meiji, por uma demonstração feita em Tóquio, tendo se tornado professor das crianças da realeza.

Em 1934, quando contava 52 anos imigrou para o Brasil. Sendo possuidor do nono grau era uma das maiores autoridade mundiais em Judô e, embora tivesse fundado a Associação Budokan do Brasil em 1945, jamais recebeu por parte da impressa especializada a atenção que merecia. Na década de 60 a revista americana Black Belt dedicou extensa reportagem a sua pessoa reconhecendo-o como um dos grandes mestres mundiais nessa modalidade.

Ao falecer com noventa e poucos anos de idade deixou atrás de si uma fortíssima organização de Judô com quase oitenta academias. Dizem que quando Sensei Ono chegou ao Brasil alugou um boxe no mercado municipal de São Paulo onde enfrentava qualquer adversário. Mais tarde tendo estabelecido sua escola de Judô veio a se tornar um figura lendária e muito popular no estado de São Paulo, tendo treinado seu sobrinho Akira Ono, que viria a se tornar o primeiro brasileiro a vencer os Jogos Pan-americanos de Judô.
Abraços, até amanhã.
Fonte: FPIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário