terça-feira, 7 de julho de 2009

Lendas sobre a origem do judô

Bom dia a todos, voltando com o histórico do judô, hoje vou postar sobre a lenda da origem do judô.
No início havia duas lendas, transmitida de boca em boca durante milênios. Conta uma destas lendas que, certa vez um menino chinês, de nome Li-tei-feng, observou assustado como, durante uma grande tempestade, as maiores árvores eram arrancadas e os galhos mais grossos dobrados.
Salvou-se apenas uma pequena arvorezinha. Ela simplesmente inclinou sua copo até o chão. Mas quando a tempestade parou de arrasar tudo na sua frente, a arvorezinha levantou a copa e estava lá, tal como antes.
O local desta lenda - em algum lugar no centro da China - ainda hoje e considerado o local de nascimento do principio do Judô "ceder para vencer".
Já a outra lenda de também tradição oriental, porém japonesa, fala de um salgueiro e de uma cerejeira no inverno. Os galhos de cerejeira quebravam tal fósforo sob o peso da neve, enquanto que o salgueiro, flexível, cedia, fazia a neve escorregar e não lhe dava chance de pressioná-lo. Outra vez o mesmo princípio de "ceder para vencer".
Pode ser que essas duas ocorrências apadrinharam - em algum lugar, alguma época e de alguma forma - realmente o aparecimento e desenvolvimento do Jiu-Jítsu. Mas não existem prova de que realmente foi assim.
Abraços, até amanhã!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário