quinta-feira, 9 de julho de 2009

A tradição do Brasil em Olimpíadas

O Brasil tem certa tradição no judô em Jogos Olímpicos. Em dez Olimpíadas em que a modalidade foi disputada, o país conquistou doze medalhas (duas de ouro, três de prata e sete de bronze). Em apenas três edições o Brasil não subiu ao pódio.
O judô estreou como modalidade olímpica em Tóquio-1964. O Brasil teve apenas um representante, o japonês naturalizado Lhofei Shiozawa. Ele não foi mal, chegando às quartas-de-final na categoria dos médios.
O judô não foi disputado na Olimpíada de 1968, no México. Em Munique-1972, veio a primeira medalha brasileira no judô - de bronze, através do meio-pesado Chiaki Ishii (pai da judoca Vânia Ishii, medalha de ouro no Pan-Americano de 99).
Após um jejum de 12 anos, o Brasil foi muito bem na Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Douglas Vieira, na categoria meio-pesado, chegou à medalha de prata. Luis Onmura, no peso leve, e Walter Carmona, nos médios, conquistaram o bronze.
Em 1988, o meio-pesado Aurélio Miguel, que havia sido cortado da Olimpíada em 1984 em favor de Douglas Vieira, conquistou a primeira medalha de ouro do judô brasileiro. "Cheguei como um dos favoritos. Quando ganhei, toda a minha história me veio à cabeça, o esforço, as brigas... A gente fica meio bobo nessa hora", afirmaria mais tarde o campeão.

Foto: Julio Muniz, EFE
-
Ketlyn Quadros, a primeira medalhista do Brasil em esportes individuais.

Na Olimpíada de Barcelona em 1992, mais uma medalha de ouro: Rogério Sampaio, na categoria meio-leve. Irmão de Ricardo Sampaio, que competira na Olimpíada de Seul-1988, Rogério venceu todos os combates, e dedicou a medalha de ouro ao irmão, que se suicidara um ano antes.
Em Atlanta-1996, Aurélio Miguel chegou decidido a conquistar a medalha de ouro novamente, após o fracasso em Barcelona. Ele vencia o polonês Pawel Nastula a menos de 20 segundos do final, quando permitiu que o adversário lhe aplicasse um golpe e o limitasse à disputa da medalha de bronze. Ele obteve a medalha, mas sentiu-se derrotado. O Brasil ainda conquistou mais uma medalha, desta vez com Henrique Guimarães, na categoria meio-leve, a mesma em que Rogério Sampaio fôra campeão em 92.
Já em Sydney (2000), mais 2 medalhas para o Brasil, duas de prata, conquistadas pelos judocas até 90 kg Carlos Honorato e do leve Tiago Camilo.
Em Atenas (2004) conseguimos mais 2 medalhas de bronze, conquistadas pelos judocas até 73 kg Leandro Guilheiro e o meio médio Flávio Canto.

E em Pequim (2008), conseguimos a primeira medalha feminina em esporte individuais com a judoca Ketlyn Quadros, que conquistou a medalha de bronze. Novemente Tiago Camilo sobe ao podio e conquista a medalha de bronze (prata em Sydney) e Leandro Guilheiro (bronze em Atenas), arrematou mais outro bronze.
Fonte: FPIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário